A modesta origem dos tapetes orientais, entre tribos nômades na Pérsia, forma um surpreendente contraste com o luxo a eles hoje associado.
Naquela época, o tapete era um bem necessário para proteção contra o inverno rigoroso, tornando-se posteriormente um meio de expressão artística pela liberdade. A partir do século XVI, a tecelagem de tapetes se desenvolveu até converter-se em arte.
Somos uma galeria têxtil.
Nossa razão de existir é buscar e oferecer aconchego em forma de arte, agradável sensação visual e tocável para adornar a casa de nossos clientes, em sintonia com o conceito taylor made.
A textura é a pele de um produto. Ela é, em primeiro lugar, o que identifica algo. Acreditamos que deve sempre haver uma forte identificação pessoal na escolha de um tapete. Nossa missão é encontrar o tapete sob medida para cada cliente.
Hathi não é apenas uma loja de tapetes, mas uma galeria têxtil, onde peças especiais são criteriosamente selecionadas e apresentadas com esse objetivo.
Acreditamos que produtos têxteis não constituem uma mera combinação, mais ou menos elaborada, do entrelaçamento da trama e da urdidura. Eles são o meio pelo qual uma cultura pode se revelar, no âmbito coletivo ou individual, apresentando-se como testemunhas de uma sociedade e de uma época.
Foi do amor por design de superfícies e texturas que nasceu a Hathi (palavra em hindi, língua falada na Índia, que significa 'elefante'). Na cultura oriental, o elefante representa prosperidade, paz, força e longevidade.
Simboliza também sabedoria, determinação, amizade e poder. Tanto na Ásia como na África, o elefante representa o poder soberano.
Na Ásia, o elefante é a montaria dos reis. A paz e a prosperidade são os efeitos deste poder estabelecido. Daí a tradição oriental de ter adornos em forma de elefantes atraindo todo o seu significado para dentro de casa.
Que nossos tapetes levem consigo todas essas bênçãos aos lares de nossos clientes!
Tapetes Hathi são artesanalmente produzidos, desde 1973, por pioneiros na produção de tapetes, relacionados entre os mais tradicionais da Turquia. A legitima reputação tecelã foi construída através de seis gerações e se justifica pela alta qualidade de seus produtos, tradição em tecelagem manual, por seus tapetes de seda - reconhecidos como clones perfeitos de tapetes raros, encontrados apenas em museus - e por sempre respeitar princípios de negócios baseados em práticas justas e éticas.